terça-feira, 27 de setembro de 2011
sexta-feira, 22 de abril de 2011
UNISE NO EVENTO "PEIXE EM LISBOA"


Durante todo o dia não faltou a boa música ao vivo.
Para além desta degustação fabulosa,não deixamos de trazer os autógrafos destes técnicos criadores de tão maravilhosos pratos.
segunda-feira, 18 de abril de 2011
VI Festival Nacional de Teatro Sénior
Cerca de duas centenas de pessoas encheram por completo o Auditório Municipal Padre Bento da Guia para assistirem ao VI Festival Nacional de Teatro Sénior, uma organização da Universidade Sénior Infante D. Henrique (UNISE) de Moimenta da Beira, em colaboração com a Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS). A iniciativa decorreu no passado dia 6 de Abril, a partir das 14 horas, tendo participado quatro universidades séniores que subiram ao palco para representarem as suas peças de teatro. Perante a qualidade exibida, o público não ficou indiferente, mostrando-se até agradavelmente surpreendido, pelo que os aplausos foram quase constantes para todos os 40 actores.
No festival participaram os grupos de teatro das universidades séniores da Golegã (que representou “A vida de um rapaz pobre”), de Gondomar (com a peça “Que amigos?”), de Ourém (representando “O médico de família”) e a de Moimenta da Beira (com a peça teatral “A doida e a morte"). A universidade anfitriã, a UNISE, levou ao palco um elenco de 10 actores, constituído por Rosa Moutinho (no papel de “Sra. Milhões”), Fernando Gomes (“Governador Civil”), Teresa Maria Campos (“D. Aninhas”), António Santos (“funcionário do Governo Civil”); Maria Alcina Carmo, Maria do Carmo Teles e Fernanda Militar (representaram os “Guardas”); Rute Cármen Branco, Fausta e Maria José Costa Lima (nos papéis de “Enfermeiras”).
Na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, mostrou satisfação pelo facto de o Auditório estar repleto de pessoas interessadas na cultura e em partilhar saberes. Por seu lado, o presidente do Agrupamento Vertical de Escolas de Moimenta da Beira, Alcides Sarmento, destacou a importância deste tipo de iniciativas, quer em termos culturais quer em relação a novas aprendizagens e troca de experiências por parte dos alunos da terceira idade. A responsável pelas Relações Públicas da RUTIS, Dulce Mota, em representação do presidente Luís Jacob, agradeceu a todos os que contribuíram, em especial à UNISE, para a organização e sucesso do festival. Já a Reitora da UNISE, Maria José Costa Lima, fez questão de salientar e partilhar a honra e disponibilidade com que foi organizado este evento, destacando ainda o orgulho de Moimenta da Beira ter recebido pela primeira vez um Festival Nacional de Teatro Sénior.
A iniciativa terminou já perto das 20 horas, mas antes ainda houve tempo para um lanche/convívio, danças e cantares. A Câmara Municipal ofereceu lembranças às universidades seniores, enquanto estas também trocaram presentes entre si. A UNISE ofereceu a cada uma das suas congéneres um quadro em estanho, feito pelo aluno Fernando Gomes que aprendeu a dominar aquela técnica durante as aulas que frequenta na UNISE.
O festival de teatro decorreu durante toda a tarde do dia 6 de Abril, mas durante a manhã houve também um programa social para os participantes, do qual se destacaram visitas à Biblioteca Municipal, ao Convento de Nossa Senhora da Purificação, à Casa Moimenta e ao Pelourinho. Seguiu-se um almoço no Hotel Verdial, com a presença do vereador da Cultura, Francisco Cardia, da responsável pelas Relações Públicas da RUTIS e de todos os dirigentes das universidades seniores que participaram no evento.
Em termos de balanço do VI Festival Nacional de Teatro Sénior, Maria José Costa Lima considera que se tratou de um encontro bastante positivo, com grande participação e muito convívio entre as universidades presentes. A Reitora da UNISE adianta ainda haver o objectivo de continuar a estar presente neste tipo de eventos, designadamente a organizar encontros nacionais de outras actividades, como coros, danças ou música popular. Para já, está programada a participação da UNISE no X Encontro Nacional de Universidades da Terceira Idade, no próximo dia 12 de Junho, em Oliveira de Azeméis.
A Direcção
terça-feira, 15 de março de 2011
VI FESTIVAL TEATRO SÉNIOR EM MOIMENTA DA BEIRA
quinta-feira, 3 de março de 2011
AS AMENDOEIRAS EM FLOR

CONFERÊNCIA SOBRE AMBIENTE NA UNISE
Na plateia, os alunos da Universidade Sénior Infante D. Henrique de Moimenta da Beira, ouviram e participaram activamente na actividade.
O tema foi introduzido com a apresentação de um pequeno filme onde Diogo Infante, conhecido actor, nos mostrou o quão consumidores e produtores de resíduos somos e apelou à redução dos mesmos.
Fomos informados que nos ecopontos apenas devemos colocar, de forma separada, as embalagens.
No amarelo - metal e plástico;
No verde - vidro de qualquer cor;
No azul - papel e cartão.
Todos os outros resíduos deverão ser depositados nos contentores de lixo orgânico. Estes resíduos são encaminhados para o aterro sanitário de Bigorne, onde são separados, enfardados e enterrados.
No nosso Concelho ainda não é feita a recolha de óleos alimentares usados. Está para breve a colocação de recipientes para recolha e posterior encaminhamento para transformação em biodisel.
Foi demonstrado como é urgente uma mudança de atitude, para que, todos juntos, possamos diminuir a quantidade de resíduos que produzimos. Assim devemos ter em conta a regra dos 3 R’s: reciclar, reduzir e reutilizar:
Reciclar - criando novos objectos a partir dos materiais da embalagem usada, que podem ou não ser transformadas, de novo, em embalagens.
Reutilizar - utilizar o mesmo produto dando-lhe outra finalidade.
Reduzir - diminuir a produção de lixo.
É nossa obrigação preservar o Planeta para que, quando o legarmos aos nossos descendentes, o desfrutem plenamente. Todos juntos vamos trabalhar nessa perspectiva, assumindo o compromisso de poluir menos e adoptar hábitos dignos de um ser humano altruísta.
Obviamente que o tema não foi esgotado e muito ficou por dizer. Contamos com disponibilidade da parte da senhora Engenheira para continuar o tema e a ela agradecemos a simpatia, paciência e interesse demonstrados.
Rosa Fidalgo