quinta-feira, 3 de março de 2011

CONFERÊNCIA SOBRE AMBIENTE NA UNISE



No passado dia 21 de Fevereiro, em cumprimento do agendado, foi realizada a palestra sobre o ambiente transmitida pela Engenheira Maria João Costa Lima.
Na plateia, os alunos da Universidade Sénior Infante D. Henrique de Moimenta da Beira, ouviram e participaram activamente na actividade.
O tema foi introduzido com a apresentação de um pequeno filme onde Diogo Infante, conhecido actor, nos mostrou o quão consumidores e produtores de resíduos somos e apelou à redução dos mesmos.
Fomos informados que nos ecopontos apenas devemos colocar, de forma separada, as embalagens.
No amarelo - metal e plástico;
No verde - vidro de qualquer cor;
No azul - papel e cartão.
Todos os outros resíduos deverão ser depositados nos contentores de lixo orgânico. Estes resíduos são encaminhados para o aterro sanitário de Bigorne, onde são separados, enfardados e enterrados.
No nosso Concelho ainda não é feita a recolha de óleos alimentares usados. Está para breve a colocação de recipientes para recolha e posterior encaminhamento para transformação em biodisel.
Foi demonstrado como é urgente uma mudança de atitude, para que, todos juntos, possamos diminuir a quantidade de resíduos que produzimos. Assim devemos ter em conta a regra dos 3 R’s: reciclar, reduzir e reutilizar:
Reciclar - criando novos objectos a partir dos materiais da embalagem usada, que podem ou não ser transformadas, de novo, em embalagens.
Reutilizar - utilizar o mesmo produto dando-lhe outra finalidade.
Reduzir - diminuir a produção de lixo.
É nossa obrigação preservar o Planeta para que, quando o legarmos aos nossos descendentes, o desfrutem plenamente. Todos juntos vamos trabalhar nessa perspectiva, assumindo o compromisso de poluir menos e adoptar hábitos dignos de um ser humano altruísta.
Obviamente que o tema não foi esgotado e muito ficou por dizer. Contamos com disponibilidade da parte da senhora Engenheira para continuar o tema e a ela agradecemos a simpatia, paciência e interesse demonstrados.

Rosa Fidalgo

Sem comentários:

Enviar um comentário